Criadouro Onça Pintada

Paca

Características Físcias

Com pelagem de coloração marrom-avernelhada e quatro filas longitudinais de manchas brancas, as pacas normalmente têm 80 centímetros de comprimento (no máximo) e, na fase adulta, chegam a pesar entre 6 e 12 quilos. Outra característica diferente diz respeito às patas. As dianteiras têm 4 dedos e as traseiras, 5.

 

Comportamento

De hábitos essencialmente solitários, elas quase não interagem nem com os indivíduos da mesma espécie. Aliás, durante o dia mal são vistas, já que neste período se recolhem às suas tocas (que em geral têm 2 metros de profundidade). É quando anoitece que a vida se acelera. Primeiro exploram a redondeza atrás de frutos caídos. Seus “bigodes” longos, chamados de vibrissas, servem como sensores para localizar os alimentos.

A sua audição e olfato são bem desenvolvidos, mas a visão é ruim. Preferem os ambientes próximos a córregos, pois assim, ao menor perigo (carnívoros de médio e grande portes e, claro, caçadores), se lançam dentro d’água (já que são boas nadadoras). Mas nem sempre dão sorte. Quando não são caçadas (consumidores de carne silvestre a consideram a melhor), vivem até seus 18 anos.

Contato

Enviar cópia dessa mensagem para seu endereço de e-mail.

Criadouro Onça Pintada

Associação de Pesquisa e Conservação da Vida Silvestre

+55 [41] 3029-8810

contato@criadourooncapintada.org.br

cristiane@criadourooncapintada.org.br

O Criadouro Onça Pintada é de origem conservacionista e não é aberto à visitação pública como nos zoológicos. A entrada de pessoas é permitida somente com o intuito de estudos e preservação. Mesmo assim são rigorosamente assistidas por profissionais especializados: para entrar em contato conosco e obter maiores informações, por favor, preencha o formulário ao lado, ou ligue para nosso telefone de contato em horário comercial.

Desenvolvimento:
vb2d + vis/dev