M. Tridactyla
Maior representante da família dos mirmecofagídeos, tendo entre 1,8 m e 2,1 m de comprimento e 41 kg de peso: as fêmeas são um pouco menores, pesando até 39 kg. O crânio é alongado, chegando a 30 cm de comprimento.Os olhos e as orelhas são pequenos em relação ao tamanho da cabeça, e possuem a visão e a audição precárias. O olfato é desenvolvido se comparado ao dos humanos, sendo até 40 vezes mais apurado. Podem viver até 25 anos em cativeiro.
Possuem o dorso e a cauda marrons ou pretos, com membros anteriores brancos e membros posteriores pretos, com bandas pretas nos pulsos e duas bandas finas e brancas na altura dos ombros, de forma a aparecer uma outra faixa diagonal ampla, de cor preta. Essa faixa diagonal varia de conformação entre indivíduos e pode servir na sua identificação. Os pelos são longos, especialmente na cauda, o que dá a impressão dela ser muito maior do que realmente é. Possui um tipo de crina ao longo das costas. A musculatura do pescoço é desenvolvida em relação a das costas, e existe uma corcunda atrás do pescoço.
Alimentação:
O tamanduá se alimenta exclusivamente de formigas e cupins, o que acaba conferindo uma anatomia bastante peculiar e especializada na exploração desse recurso alimentar, que apesar de abundante, é muito pouco explorado por outras espécies de mamíferos.
Distribuição Geográfica: