Seriema
Nome Popular: Seriema
Nome Científico: Cariama cristata
Significa: Çariama = nome, provavelmente indígena para a ave; e do (latim) cristata, cristatum = crista, crista emplumada. ⇒ Cariama com crista.
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Cariamiformes
Família: Cariamidae
Espécie: C. Cristata
Estado de Conservação: Pouco preocupante
Características:
Sua plumagem é cinza-amarelada, com finas riscas escuras: abdômen um pouco mais claro, bico e pernas vermelhos. Tem a crista formada por um tufo de penas longas, com cerca de 12 centímetros. É uma das poucas aves que possuem pestanas. Atinge uma altura média de 70 centímetros, podendo chegar a 90 centímetros de comprimento e pesar até 1,4 quilo. O porte dos jovens pode ser igual ao dos adultos e, para diferenciá-los, a cor dos olhos é uma das melhores maneiras. Nos adultos, os olhos são acinzentados; já nos jovens, são amarelados, podendo a cor do bico ser em tom mais escuro.
Alimentação:
Sua alimentação é semelhante à de um gavião, comendo desde insetos até pequenos vertebrados como roedores, répteis e anfíbios e até outras espéceis de aves (Silva, 2020). Mata as presas com o bico, uma vez que os dedos são relativamente pequenos e sem garras. Desmembra as presas maiores pisando sobre elas e retirando pedaços com o bico poderoso. Devido ao hábito de comer cobras, é protegida pelos fazendeiros e sitiantes. Pode ficar acostumada à presença humana e frequentar os jardins das casas. Além dos insetos e dos pequenos vertebrados, fazem ainda parte de sua dieta alguns vermes, ovos de outras espécies de aves e frutos.
Distribuição Geográfica: