Significa: do (grego) keleus = pica-pau verde; e do (latim) flavus, flavescens = amarelo, que vem do ouro, dourado. ⇒ Pica-pau com crista amarela - (Latham, 1782).
C. Flavescens
Mede entre 27 e 30 centímetros de comprimento e pesa entre 110 e 165 gramas.
Cabeça e face amarelos, com proeminente topete da mesma cor; macho com faixa malar vermelha. Partes superiores pretas, barradas de branco e partes inferiores uniformemente pretas.
Alimentação:
Alimenta-se de insetos, suas larvas e ovos, formigas e cupins nas árvores ou no solo e de uma grande variedade de frutas e bagas. Foi documentado tomando néctar de flores em duas espécies de plantas do dossel, Spirotheca passifloroides (Bombacaceae) e Schwartzia brasiliensis (Marcgraviaceae), em Mata Atlântica do sudeste do Brasil. Spirotheca passifloroides floresce por três meses no inverno, ao passo que S. brasiliensis floresce ao longo de dois meses no verão. As flores de ambas as espécies produzem néctar abundante e diluído. Visita várias flores por planta, tocando as anteras e os estigmas com a cabeça e o pescoço, assim agindo como polinizador (Rocca et al; 2006).