Aves

Periquito Testinha

Nome Popular: Periquito testinha

Nome Científico: Brotogeris sactithomae
Significa: do (grego) brotogërus = com voz humana; e de sanctithomae = referente a São tomé no golfo da Guiné. ⇒ Periquito com voz humana de São Tomé. “Petite Perruche de l’Île St Thomas” de Aubenton (1765–1781) (Brotogeris). 

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Aves

Ordem: Psittaciformes

Família: Psittacidae

Subfamília: Arinae

Espécie: B. Sanctithomae

Estado de Conservação: Pouco preocupante

iucn_lc.png
Características:
Mede de 16,5 a 17,5 centímetros de comprimento e pesa cerca de 59 gramas.
 
No geral verde e ventralmente amarelo. Facilmente distinguível pela cor amarelo-intenso na fronte e coroa, bico laranja-pardacento, asas totalmente verdes, e rabo pontiagudo. 

Alimentação:
São grandes consumidores de frutos como o açai, o ingá, a embaúba, o apuí e principalmente a munguba. Durante as cheias dos rios amazônicos, quando acontece a frutificação da munguba nas áreas alagadas, os bandos se banqueteiam no consumo das sementes dessa fruta. No processo, as painas que contém as sementes são espalhadas e levadas pelo vento, contribuindo assim no processo de disseminação das sementes.

Algumas frutas exóticas, como a manga e a goiaba, também são bem aceitos pela espécie, que divide as áreas de várzea com as comunidades ribeirinhas. 
 
Distribuição Geográfica:

Conheça mais

Você pode ajudar na conservação do meio ambiente participando da preservação de espécies ameaçadas, sendo um Ecovoluntário aqui no Criadouro Onça Pintada ou sendo um Ecocolaborador.
Imagem
Olá amigos, o cachorro vinagre ( Speothos venaticus ) é uma espécie classificada como ameaçada, possui um comportamento social no grupo, e costumam caçar juntos.

Com muito pouco podemos reverter isso.
Copyright® Criadouro Onça Pintada - Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.