Significa: do (francês) amazona = nome dado a várias espécies de papagaios tropicais; relativo ao Rio Amazonas, relativo a Floresta Amazônica; e de amazonica = referente ou originário da floresta amazônica na América do Sul. ⇒ Papagaio Amazônico ou papagaio da floresta Amazônica.
A. Amazonica
Mede entre 31 e 34 centímetro de comprimento e pesa entre 298 e 469 gramas.
Como seus congêneres apresenta plumagem geral na coloração verde. De porte um pouco menor ao do papagaio-verdadeiro tem como características mais marcantes para diferenciação entre as duas espécies, o espelho e a marca da cauda de cor laranja, ao invés de vermelho. O bico é amarelado na base, com o restante cinza escuro. Menos cabeçudo em proporção ao corpo, o adulto possui a coroa, parte da face e a garganta na coloração amarela. Larga e conspícua faixa azul claro com origem nos lores e atingindo até a porção posterior aos olhos separam a coroa da face amarela.
Possui uma série de vocalizações assobiadas e suaves, algumas parecidas com as da maitaca (razão do nome trombeteiro). O casal em voo mantém contato através de gritos mais longos e elaborados do que aquele. No período reprodutivo, pousa em galhos altos e começa a improvisar uma série de gritos e assobios.
Alimentação:
Alimenta-se de sementes, frutos, flores e folhas. É bastante atraído pelos frutos do Cinamomo e do pombeiro (Combretum lanceolatum) e também aparece em bandos nas árvores de bacaba (Oenocarpus bacaba) e do açaí (Euterpe precatoria).
Distribuição Geográfica: