Dimensões(Relativas):
- Tamanho Total: 45-60 cm
- Asas: 29,7-39 cm
- Cauda: 17,5-25 cm
- Bico: 4,3-5,2 cm
- Peso: Machos 985-1585 g e Fêmeas 1417-2503 g
Grande e imponente coruja, com orelhas proeminentes, grandes olhos amarelados e garras poderosas totalmente cobertas de penas.
Fêmeas maiores que machos. A cor em geral variando do cinza pálido ao marrom escuro. Partes inferiores barradas (claro e escuro). Garganta em branco puro bastante proeminente quando inflada (vocalizando).
Grande variedade de subespécies. No Brasil ocorrem B. v. nacurutu e B. v. deserti.
Alimentação:
Predadora generalista e oportunista, porque captura a presa mais fácil e abundante. Na Guiana Francesa, preda tartaruguinhas recém-eclodidas.
Se alimenta de mamíferos menores até o tamanho de lebres, ratões e gambás (suas presas mais comuns). Captura morcegos em pleno voo. Também aves do porte de patos, gansos, garças e aves de rapina de médio porte (incluindo outras espécies de coruja), répteis, sapos, aranhas e grandes insetos.
Caça geralmente em áreas abertas ou semi-abertas, bordas de matas ou clareiras, partindo geralmente de um poleiro, de onde mergulha para capturar as presas.
Algumas vezes detecta a presa durante o voo, mergulhando para capturá-la.
Mata a presa utilizando as poderosas garras e bicando a cabeça. A presa é então levada a um lugar seguro para ser devorada ou para o ninho. A comida excedente é frequentemente armazenada em “esconderijos” em seu território.