Aves

Marreca Pé Vermelho

Nome Popular: Marreca pé vermelho.

Nome Científico: Amazonetta brasiiensis
Significa: de Amazon = referente ao rio Amazonas; e do (grego) nëtta = pato; e de brasiliensis = referente ao Brasil, brasileiro. ⇒ Pato brasileiro do rio Amazonas. 

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Aves

Ordem: Anseriformes

Família: Anatidae

Subfamília: Anatidae

Espécie: A. Brasiliensis

Estado de Conservação: Pouco preocupante

iucn_lc.png

Características:
Marreco de pequeno porte, que vive em lagoas e banhados, e até em pequenas coleções d'água, como córregos e poças formadas pela chuva. Seu dimorfismo sexual é caracterizado por:
 
- O macho: Possui o bico vermelho, maior quantidade de verde nas asas e coloração lateral da cabeça que vai de marrom na base do bico até um cinza claro próximo a parte posterior da cabeça.
 
- A fêmea: possui o bico preto e manchas brancas na base do bico e acima dos olhos.
 
Outra característica que diferencia os sexos, porém pouco marcante, é a mancha preta que o macho possui na parte posterior da cabeça (nuca). Como é delimitada gradualmente, e não tem contornos contrastados e bem definidos, passa despercebida, mas observando-se com atenção, nota-se que somente está presente no macho, sendo que na fêmea essa região é marrom.
 
Outra distinção entre os sexos é a vocalização, ou seja, o som emitido por cada um: o macho emite um som agudo, muito similar a um assobio (sibilo); a fêmea, por sua vez, emite um grasnado não muito grave. 

Alimentação:
Alimenta-se em banhados ou em pequenas lagoas, seu hábito alimentar filtrador permite que se alimente de plantas aquáticas, crustáceos e mariscos, além de insetos, minhocas e grãos. No Rio grande do Sul é comum vê-las se alimentando em áreas de resteva de arroz irrigado. 

Distribuição Geográfica:

Conheça mais

Você pode ajudar na conservação do meio ambiente participando da preservação de espécies ameaçadas, sendo um Ecovoluntário aqui no Criadouro Onça Pintada ou sendo um Ecocolaborador.
Imagem
É a espécie de macaco prego mais ameaçada, vivendo em uma região bastante habitada da Mata Atlântica. Quadrúpede, escalador, podendo assumir a posição bípede por certo tempo. Também pode saltar, chegando até 3 metros de distância. Bastante inteligente, consegue fazer uso até mesmo de ferramentas para aproveitar recursos alimentares.

Com muito pouco podemos reverter isso.
Copyright® Criadouro Onça Pintada - Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.