Mede entre 43 e 54 centímetros de comprimento com uma envergadura entre 75 e 86 centímetros. Pesa entre 828 e 939 gramas (del Hoyo, 2016).
É um pato relativamente compacto com coloração geral da plumagem nas cores castanho, preto e branco. Os flancos são castanhos. Apresenta uma bela faixa verde larga, iridescente que estende desde a parte posterior dos olhos até a parte traseira do pescoço (Blake, 1977), (Kear, 2005), (Ogilvie, 2002). As bochechas e a fronte são brancas ou branco-pardacento. O peito apresenta belo barrado preto; ventre e crisso são esbranquiçados ou levemente pardacentos. As coberteiras primárias e as rêmiges primárias são escuras e apresentam as raques na coloração branca. Coberteiras secundárias de coloração branca e bem visíveis quando a ave está em voo. As penas supracaudais são brancas. A cauda é escura, variando na coloração entre o marrom acinzentado e o preto.
Bico cinza azulado com a ponta negra, narinas negras e uma mandíbula inferior também preta. As pernas e pés são cinzentos.
O macho e a fêmea são semelhantes em aparência, mas o macho tem uma forma de cabeça ligeiramente mais volumosa e arredondada. A coloração da fêmea é mais pálida no geral, particularmente na cabeça onde tem a faixa verde menos brilhante. A coloração branca da face da fêmea também é menos pura (del Hoyo, 2016).
Os jovens assemelham-se aos adultos, mas são muito mais pálidos, com os flancos barrados e manchas marrons nas asas e muito menos iridescência na cabeça, com uma banda verde menos brilhante e uma face branca menos pura.
A marreca oveira é descrita como um pássaro altamente vocal, e tem o nome da espécie, sibilatrix, que significa “assobiar”, em referência ao alto chamado do macho. A fêmea, em contraste, dá altos “honks” ou um rosnado baixo (Blake, 1977), (Kear, 2005).