Galictis cuja tem um corpo fino, alongado com pescoço longo, peito estreito, pernas curtas e uma cauda curta e espessa. A cabeça é pequena e plana com orelhas redondas e largas. O topo da cabeça, as costas, os lados e a cauda são acinzentados. Já o rosto, a garganta, a barriga e as pernas são pretos sólidos ou às vezes cinza, mas menos do que o dorso. A pele é grossa, mas a camada inferior é macia e curta. Os cabelos na cauda são longos. As pernas são robustas com 5 dedos em cada pé, compostas de garras curtas que são curvas e afiadas. O peito dos pés são cobertos de pelos, mas as solas não possuem. São semiplantígrados, caminhando parcialmente nas solas dos pés e, apesar da membrana, seus pés estão mais adaptados para correr e escalar do que para nadar. Possuem glândulas odoríferas anais que pulverizam uma substância química nociva semelhante, mas provavelmente mais fraca, do que a dos gambás.
Galictis c. Cuja possui uma faixa diagonal acinzentada com uma ponta longa (6-7 milímetros) no dorso, dando uma aparência mais leve do que em outras subespécies. G. c. Furax tem a porção central escura com pelos de cor cinza escuro e relativamente curta. G. c. Huronax é pálido ou branco na faixa diagonal e relativamente mais preto na porção central em comparação com G. c. Luteola, dando ao dorso uma aparência ainda mais escura. G. c. Luteola tem uma faixa diagonal creme. A porção dorsal é preta, e as pontas são mais curtas (4-5 milímetros) e creme.
Alimentação:
São carnívoros, que se alimentam principalmente de roedores, lagomorfos, aves, sapos, lagartos, cobras e seus ovos. Eventualmente podem predar animais maiores do que eles.
Distribuição Geográfica: