Algumas espécies de animais levavam séculos para entrar em extinção, atualmente uma espécie é extinta em questões de décadas. A interferência humana é a maior responsável pela eliminação total de espécies, contudo, tem‐se de buscar o caminho oposto de preservar sempre que possível, revigorar as reservas de fauna e flora é o objetivo do Criadouro Onça Pintada e de sua mantenedora, a Associação de Pesquisa e Conservação da Vida Silvestre.

Com esse objetivo de preservar, o criadouro onça pintada em parceria com os órgãos competentes, reintroduziu vários exemplares de queixada (tayassu pecari) na mata atlântica.

No Livro Vermelho de Fauna Ameaçada no Estado do Paraná (2004) lê‐se “Tayassu pecari é uma espécie florestal que se encontra em situação de ameaça pela diminuição na extensão e na qualidade de seu habitat, com declínio de suas populações em toda sua área de ocorrência”.

Os maiores predadores não humanos dos queixadas são Puma (Felis concolor) e a Onça (Panthera onça), portanto, o restabelecimento de suas populações contribui para preservação destas espécies.

Parabéns à equipe do criadouro onça pintada pela dedicação e esforços em preservar e perpetuar a fauna e a flora silvestre do país!