Criadouro Onça Pintada

O Criadouro

A Estrutura do Criadouro Onça Pintada é ampla e foi projetada em função dos animais que são mantidos aqui. Funcionalidade, beleza e sustentabilidade fazem parte de todos os espaços, que incluem os Recintos dos animais (cujos tamanhos variam em função da quantidade e especificidade de cada espécie), quarentena, internamento, ambulatório, cozinha e escritório.

A Arquitetura do Criadouro Onça Pintada é destaque em qualquer espaço: além do objetivo de conservação da flora e fauna silvestres, cuidados paisagísticos e design impecável são também marcas deste belo lugar. O Criadouro Onça Pintada é um ambiente monitorado por Câmeras de Segurança, 24 horas por dia. O ambiente é filmado para a segurança dos funcionários, voluntários e dos animais mantidos pela Associação, sendo que as imagens gravadas são confidenciais e protegidas, nos termos da lei.

São palavras do Arquiteto Mauro Antonietto:

“Toda obra apresenta uma forma de SER no mundo.

A ideia deste projeto e desta obra, visam resgatar, reabilitar, reproduzir e reintroduzir a fauna como protagonista, a flora no seu conjunto e um sistema autossustentável como modelo de possibilidade em paralelo a grande transformação dos vários ecossistemas comprometidos pela expansões humana e urbana. Nesta proposta uma série de movimentos redirecionaram nossas orientações e aqui comentaremos o conjunto delas, adotadas para a concepção da obra do Criadouro Onça Pintada.

Concepções que utilizem o menor potencial energético, sistemas tradicionais construtivos de estrutura, de vedação e artesanais que utilizaram soluções de mão-de-obra simples, de baixo custo e adaptados as circunstâncias locais. Desenhos que facilitem a operacionalização e a manutenção.

Consideramos o clima, a localização, a orientação, a segurança, a salubridade e até a profilaxia. Mas a principal característica deste projeto é que ele enfatiza e reflete uma mudança de valores. Em nós mesmos e por consequência na sociedade. Ele apresenta respostas concretas e positivas, diante dos desafios futuros.

Hoje o processo produtivo requer responsabilidade no uso de seus recursos. Nestes termos é que o conceito se justifica. Ampliando e concluindo este discurso esta obra em particular, colabora p/ restabelecer este complexo equilíbrio da interatividade do mundo natural com o mundo urbano.

A inspiração partiu da “brasilidade” da arquitetura vernacular. No que diz respeito a soluções artesanais simples, de baixo custo, de baixo impacto, à necessidades reais, funcionais e estéticas e que foram aprimoradas por novas tecnologias quando justificáveis por seus resultados.

Esta obra representa uma forma de VER o mundo.

FOFA | Onça Pintada

Visão geral do Criadouro

Recintos

Os Recintos onde vivem os animais aqui no Criadouro Onça Pintada são muito especiais. A arquitetura é elegante e peculiar, com detalhes arquitetônicos muito bem pensados. Sustentabilidade, segurança, conforto e beleza são premissa para todos os espaços, projetados exclusivamente para o desenvolvimento da espécie que vai ocupar o lugar, sempre atendendo normativas mínimas exigidas pelo IBAMA. Limpeza, manutenção, reformas e readequações são também parte da nossa rotina para que os Recintos permaneçam apropriados à preservação e conservação da vida silvestre.

Biomas

Localizado na porção leste do Estado do Paraná, o município de Campina Grande do Sul, no qual o Criadouro Onça Pintada está inserido, pertence ao Bioma Floresta Ombrófila Mista (Floresta com Araucárias). Deslocando-se para o leste, passa a receber influência de outro Bioma, a Floresta Ombrófila Densa (Floresta Atlântica), tido então como uma área de transição, denominada ecótone. Estes ecótones caracterizam-se pela alta biodiversidade, somando espécies provenientes de ambos os biomas.

O Estado do Paraná reune cinco Biomas:

  • Floresta Ombrófila Densa,
  • Floresta Ombrófila Mista,
  • Floresta Estacional Semidecidual,
  • Campo Natural e Cerrado.

Floresta Ombrófila Densa

Região com ocorrência de chuvas durante todo o ano, influenciado pelas massas de ar quentes e úmidas do Oceano Atlântico. Sua área de ocorrência estende-se pela planície litorânea, encostas da Serra do Mar e parte do Vale do Ribeira.

Floresta Ombrófila Mista

Não apresenta influência marcante das massas quentes e úmidas do oceano, mas as chuvas permanecem distribuídas ao longo de todo o ano. Apresenta geadas, fator determinante da sua composição florística. Sua área de ocorrência corresponde à porção central do Estado do Paraná, acima de 500 m de altitude.

As Florestas com Araucária no Paraná, originalmente ocupavam 76.280 km2 , restando apenas 27.724 km2 na década de 50. Em meados da década de 60, restavam somente 15.932 km2, ainda que a maioria fosse de posse privada e, portanto, expostas à exploração indevida. Estudos recentes indicam que as reservas naturais deste tipo de floresta revestem apenas 1,5 % da área do estado, representando menos de 3.000 km2 (300.000 ha).

Este intenso processo de degradação ao longo do tempo gerou uma retaliação dos grandes maciços florestais do passado, restando hoje uma série de fragmentos em variados estágios de sucessão. A fragmentação gera uma série de conseqüências ambientais, como a redução da diversidade biológica, distúrbios no sistema hídrico e edáfico (solos), mudanças climáticas, entre outras.

Nos arredores e no interior do Criadouro Onça Pintada, encontram-se alguns desses fragmentos florestais, na sua maioria em estágio inicial ou médio de sucessão, que juntamente com uma série de outros ambientes, cria condições para abrigar inúmeras espécies de animais. Estas espécies podem ser classificadas em tres tipos principais:

  • Espécies que utilizam esses fragmentos apenas como uma conexão entre outros fragmentos maiores ou como uma opção na obtenção alimento, sendo seu registro apenas casual no local;
  • Espécies migratórias, que residem ali apenas em determinadas épocas do ano;
  • Espécies residentes, que se alimentam, reproduzem e criam sua prole no local;

Referências

LORENZI & SOUZA. Botânica Sistemática. 2ª Ed. Nova Odessa – SP; 2008. 704 p.
MAACK R. Geografia física do Estado do Paraná. 2ª Ed. Rio de Janeiro: José Olympio; 1981. 450 p.
MMA. A Floresta com Araucária no Paraná. 1ª Ed. Brasília – DF; 2004. 230 p.

Ambientes do Criadouro e Arredores

Seis tipos principais de ambientes podem ser identificados: florestal, dulcícola, formações secundárias, pastagens, reflorestamentos e antrópicos.

Ambiente Florestal

Composto predominantemente por florestas em estágio inicial de sucessão, porém, com algumas manchas em estágio médio de sucessão:

A floresta em estágio inicial de sucessão apresenta apenas um estrato arbóreo, que não ultrapassa os oito metros de altura e diâmetros de caule com até 20 cm. Entre as espécies vegetais mais comuns estão: Rapanea ferruginea (capororoca), Sapium glandulatum (pau-leiteiro), Casearia sylvestris (guaçatonga), Trema micrantha (grandiúva), Cordyline dracaenoides (varaneira), Solanum granuloso (fumo-bravo), Schinus terebinthifolius (aroeira) e Zanthoxylum rhoifolium (mamica-de-porca);

A floresta em estágio médio de sucessão também apresenta apenas um estrato arbóreo, com altura máxima de 12 metros e diâmetro de caule com até 30cm. Entre as espécies vegetais mais comuns estão: Prunus sellowii (pessegueiro-bravo), Campomanesia xanthocarpa (guabiroba), Ocotea puberula (canela-guaiacá), Mimosa scabrella (bracatinga) e Aegiphila sellowiana (tamanqueira);

No sub-bosque (vegetação mais baixa, próxima ao solo), além da regeneração das espécies arbóreas, encontra-se: Trichilia casareti e T. elegans (pau-de-ervilha), Ilex paraguariensis (erva-mate) e Piper spp;
Em alguns locais ainda pode-se encontrar algumas espécies arbóreas de grande porte, sejam elas remanescentes ou plantadas, como: Araucaria angustifólia (araucária), Podocarpus lambertii (pinheiro-bravo), Inga sp (ingá), Cedrela fissilis (cedro), Ficus sp (figueira) e Ocotea spp (canela);

Ambiente Dulcícola

Corresponde a locais influenciados pela água doce, incluindo riachos e lagos. Entre as espécies mais comuns de vegetais que habitam tanto a água como as margens estão: Nymphaea sp (lírio-d água), Sagittaria montevidensis (sagitária), Eichornia spp (aguapé), Typha angustifolia (taboa).

Formações secundárias

Reúne locais onde no passado a vegetação nativa foi retirada através de ações antrópicas. Hoje estão em processo de regeneração, sendo composto principalmente por vegetação herbácea e arbustiva com algumas espécies lenhosas de maior porte. Predominam espécies vegetais das famílias Asteraceae (Compositae), Solanaceae e Poaceae (Gramineas).

Pastagens

Consiste em locais destinados a criação de animais domésticos. Predominam vegetais herbáceos e arbustivos das famílias Asteraceae (Compositae), e Poaceae (Gramineas), além de algumas espécies arbóreas isoladas.

Reflorestamentos

Locais destinados a monocultura de espécies arbóreas, como Pinus spp (pinus), Eucaliptus spp (eucalipto) e Araucaria angustifolia (araucária).

Referências

LORENZI & SOUZA. Botânica Sistemática. 2ª Ed. Nova Odessa – SP; 2008. 704 p.
MAACK R. Geografia física do Estado do Paraná. 2ª Ed. Rio de Janeiro: José Olympio; 1981. 450 p.
MMA. A Floresta com Araucária no Paraná. 1ª Ed. Brasília – DF; 2004. 230 p.

Hospedagem

O Criadouro Onça Pintada possui instalações de hospedagem para Ecovoluntários, aqui em Campina Grande do Sul [Paraná | Brasil]. Durante o período de voluntariado você poderá desfrutar de acomodações confortáveis, com televisão, chuveiro com aquecimento a gás, máquina de lavar roupa e uma cozinha equipada para você preparar suas refeições. O acesso à internet é lento, porém buscamos melhorias constantes.

Confira as imagens, empolgue-se e junte-se a nós!

Contato

Enviar cópia dessa mensagem para seu endereço de e-mail.

Criadouro Onça Pintada

Associação de Pesquisa e Conservação da Vida Silvestre

+55 [41] 3029-8810

contato@criadourooncapintada.org.br

cristiane@criadourooncapintada.org.br

O Criadouro Onça Pintada é de origem conservacionista e não é aberto à visitação pública como nos zoológicos. A entrada de pessoas é permitida somente com o intuito de estudos e preservação. Mesmo assim são rigorosamente assistidas por profissionais especializados: para entrar em contato conosco e obter maiores informações, por favor, preencha o formulário ao lado, ou ligue para nosso telefone de contato em horário comercial.

Desenvolvimento:
vb2d + vis/dev