Criadouro Onça Pintada

Cardeal Amarelo – Gubernatrix cristata.

20170423_113723 20170423_113733

 

O cardeal-amarelo Gubernatrix cristata é uma das mais belas aves dos campos sulinos da Argentina, Uruguai e sul do Brasil. Sua coloração amarela e preta, mais distinta nos machos e seu canto, o tornou uma das espécies mais capturadas para o ilícito comércio de aves silvestres, fazendo com que algumas de suas populações entrassem em rápido declínio (BirdLife International, 2000).

 

É uma espécie ameaçada no Brasil, recebendo o status de “Criticamente em perigo” e em perigo a nível mundial e também no Estado do Rio Grande do Sul. No Uruguai, é considerada a ave mais ameaçada de sua avifauna. Dessa forma, qualquer ação de manejo que vise sua conservação na natureza, se justifica pela importância de minimizar os efeitos de sua extinção.

 

Classe: Aves

Ordem Passeriformes

Família: Emberizidae

Nome cientí­co: Gubernatrix cristata (Vieillot, 1817)

Nome vulgar: cardeal-amarelo (Brasil); yellow cardinal.

Distribuição geográ­ca: Brasil, restrito ao estado do Rio Grande do Sul; Argentina em grande parte de seu território a leste dos Andes e Uruguai e registros duvidosos para o Paraguai. Habitat: biomas campestres naturais e alterados e bosques abertos com árvores esparsas.

Biologia: Alimenta-se de grãos, frutos e sementes e também pequenos invertebrados. Nidi­ca em arbustos, onde o casal constrói o ninho em forma de tigela com ­bras vegetais a 3m de altura do solo. Postura de três a quatro ovos a partir de novembro. O cardeal-amarelo é encontrado sempre aos pares ou em pequenos grupos e bandos, junto com outras espécies da mesma família. Aparentemente é uma ave residente ou migrante local, aparecendo esporadicamente em algumas regiões provavelmente seguindo a oferta de alimento

©2017 || #Criadouro_Onça_Pintada

Contato

Enviar cópia dessa mensagem para seu endereço de e-mail.

Criadouro Onça Pintada

Associação de Pesquisa e Conservação da Vida Silvestre

+55 [41] 3029-8810

contato@criadourooncapintada.org.br

cristiane@criadourooncapintada.org.br

O Criadouro Onça Pintada é de origem conservacionista e não é aberto à visitação pública como nos zoológicos. A entrada de pessoas é permitida somente com o intuito de estudos e preservação. Mesmo assim são rigorosamente assistidas por profissionais especializados: para entrar em contato conosco e obter maiores informações, por favor, preencha o formulário ao lado, ou ligue para nosso telefone de contato em horário comercial.

Desenvolvimento:
vb2d + vis/dev