Criadouro Onça Pintada

Jabuti-piranga

Espécie mais conhecida. O nome Jabuti-piranga em Tupi-Guarani significa “vermelho”. Apresenta hábitos diurnos. Os machos são maiores que as fêmeas, em média 30 cm e as fêmeas 29 cm. Máximo de 40 a 50 cm. Seu peso varia entre 06 a 12 kg.

Tem escamas avermelhadas na cabeça e patas vermelhas. A carapaça é relativamente alongada, bem arqueada, alta e decorada com um padrão em polígonos de centro amarelo e com desenhos em relevo, suas pernas são grossas. A carapaça é uma estrutura óssea formada pelas vértebras do tórax e pelas costelas. Funciona como uma caixa protetora na qual o animal se recolhe quando molestado.

Possui colorido mais vivo que a outra espécie jabuti-tinga (Geochelone denticulata). Os jabutis não têm dentes. No lugar deles, há uma placa óssea que funciona como uma lâmina. Existe dimorfismo sexual, que é o plastrão (escudo ventral, parte de baixo), que nos machos é côncavo e nas fêmeas é reto, ou mesmo convexo, justamente para encaixarem nas fêmeas por ocasião da cópula.

Necessita do calor do ambiente para elevar a sua temperatura corpórea (é um animal ectotérmico). Só assim para tornar-se mais ativo e alimentar-se mais. Espécie muito caçada para ser utilizada como alimento e venda como animal de estimação.

Contato

Enviar cópia dessa mensagem para seu endereço de e-mail.

Criadouro Onça Pintada

Associação de Pesquisa e Conservação da Vida Silvestre

+55 [41] 3029-8810

contato@criadourooncapintada.org.br

cristiane@criadourooncapintada.org.br

O Criadouro Onça Pintada é de origem conservacionista e não é aberto à visitação pública como nos zoológicos. A entrada de pessoas é permitida somente com o intuito de estudos e preservação. Mesmo assim são rigorosamente assistidas por profissionais especializados: para entrar em contato conosco e obter maiores informações, por favor, preencha o formulário ao lado, ou ligue para nosso telefone de contato em horário comercial.

Desenvolvimento:
vb2d + vis/dev