Criadouro Onça Pintada

Ratão-do-banhado

Com uma pelagem marrom-avermelhada sempre bem cuidada (graças a uma glândula especial que libera uma substância gordurosa no canto da boca, que ele pega com a pata e passa sobre ela, tornando o pêlo lustroso), o ratão-do-banhado tem cauda longa e grossa, revestida por escamas e pêlos. Somando o tamanho do corpo e do rabo, pode medir um metro de comprimento.

Conhecido ainda por caxingui, nútria e ratão-d’água, ele chega a viver 15 anos. Atualmente, além de seus predadores naturais (onças e jacarés), tem sido bastante ameaçado pelo homem, até porque nada bem (em função de suas patas com 5 dedos serem providas por membranas) mas caminha devagar (chega a pesar 9 quilos). Em resumo: é presa fácil (caçado em função da carne e da própria pele).

O ratão-do-banhado costuma cavar suas tocas ao longo das margens de rios, lagoas e banhados, que tanto podem ser morada como ninho. De comportamento solitário e hábitos noturnos, ele costuma nadar como um castor, mas não mergulha bem.

Fonte: Terra-da-Gente

Contato

Enviar cópia dessa mensagem para seu endereço de e-mail.

Criadouro Onça Pintada

Associação de Pesquisa e Conservação da Vida Silvestre

+55 [41] 3029-8810

contato@criadourooncapintada.org.br

cristiane@criadourooncapintada.org.br

O Criadouro Onça Pintada é de origem conservacionista e não é aberto à visitação pública como nos zoológicos. A entrada de pessoas é permitida somente com o intuito de estudos e preservação. Mesmo assim são rigorosamente assistidas por profissionais especializados: para entrar em contato conosco e obter maiores informações, por favor, preencha o formulário ao lado, ou ligue para nosso telefone de contato em horário comercial.

Desenvolvimento:
vb2d + vis/dev