Criadouro Onça Pintada

Quati

Os quatis passam a maior parte do tempo de vida (estimado em 15 anos) sobre as árvores. Para isso, formam grupos de 4 a 20 indivíduos, que se dividem na tarefa de procurar alimentos. Para isso, chegam a andar dois quilômetros. Quando este animal não está aos pares (no período reprodutivo) ou fazendo parte de um grupo, costuma viver sozinho. Quando há escassez de frutas, sua comida preferida, aumenta a quantidade de animais em sua dieta, que podem ser de aves e insetos, a vermes, larvas e minhocas.

Como são animais diurnos, os quatis normalmente escolhem o alto das árvores para descansar à noite. Aliás, dormem enrolados, como se fossem uma bola. Só desce ao amanhecer.

Relativamente pequenos, seu peso varia de 3,5 a 6 quilos. Os machos normalmente são maiores do que as fêmeas. Embora não goste de água, costuma nadar bem. Na estampa, tem dorso marrom escuro e a cauda comprida, peluda e malhada de branco e preto. A face e o focinho são alongados.

A cabeça é larga terminando em um focinho estreito e prolongado. A pelagem tem cores variadas: alaranjada, avermelhada para o marrom escuro ou acinzentada, sobrepondo-se ao amarelo. As garras são bem desenvolvidas e os dentes caninos são grandes. “Segundo a International Union for Conservation of Nature (IUCN), esta espécie requer menos preocupação por ser comum ao longo de sua distribuição geográfica, onde seu habitat é relativamente preservado”, afirma.

Contato

Enviar cópia dessa mensagem para seu endereço de e-mail.

Criadouro Onça Pintada

Associação de Pesquisa e Conservação da Vida Silvestre

+55 [41] 3029-8810

contato@criadourooncapintada.org.br

cristiane@criadourooncapintada.org.br

O Criadouro Onça Pintada é de origem conservacionista e não é aberto à visitação pública como nos zoológicos. A entrada de pessoas é permitida somente com o intuito de estudos e preservação. Mesmo assim são rigorosamente assistidas por profissionais especializados: para entrar em contato conosco e obter maiores informações, por favor, preencha o formulário ao lado, ou ligue para nosso telefone de contato em horário comercial.

Desenvolvimento:
vb2d + vis/dev