Criadouro Onça Pintada

Onça Pintada

É o maior felino do continente americano. Tem até 1,90 metros de comprimento e 80 centímetros de altura (até o ombro). Os machos pesam cerca de 20% a mais do que as fêmeas, podendo chegar a 135 kg.

A onça-pintada pode viver em vários tipos de hábitat, desde que uma parte da vegetação seja densa. É um animal solitário e territorial. Tem hábitos noturnos. Pode ocupar áreas de 22 km2 a mais de 150 km² (dependendo da disponibilidade de presas). A espécie era encontrada desde o Sudoeste dos Estados Unidos até o Norte da Argentina.

Vive cerca de 12 anos. É um animal de vida solitária e só procura o par na época de reprodução. AS fêmeas tomam conta dos filhotes e ficam com eles em torno de um ano e meio, quando se separam. A onça-pintada também usa da pelagem para se camuflar e tem muita força na hora de atacar.

As populações vêm diminuindo, devido ao confronto com atividades humanas, como a pecuária. A espécie é classificada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) como vulnerável e está no Apêndice I da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies de Fauna e Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção (CITES), ou seja, o risco de extinção está associado ao comércio e sua comercialização só é permitida em casos excepcionais, mediante autorização expressa.

Contato

Enviar cópia dessa mensagem para seu endereço de e-mail.

Criadouro Onça Pintada

Associação de Pesquisa e Conservação da Vida Silvestre

+55 [41] 3029-8810

contato@criadourooncapintada.org.br

cristiane@criadourooncapintada.org.br

O Criadouro Onça Pintada é de origem conservacionista e não é aberto à visitação pública como nos zoológicos. A entrada de pessoas é permitida somente com o intuito de estudos e preservação. Mesmo assim são rigorosamente assistidas por profissionais especializados: para entrar em contato conosco e obter maiores informações, por favor, preencha o formulário ao lado, ou ligue para nosso telefone de contato em horário comercial.

Desenvolvimento:
vb2d + vis/dev